quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Viagem após a recuperação do câncer



 - Incentivada pelo meu tio Zezé, que me convidou para ir fazer uma surpresa para meu pai, resolvemos de um dia para o outro ir para Pernambuco, meu tio foi dirigindo 2660 km exatos até a casa do meu pai em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, não existe motorista melhor do que ele, levei como convidadas minha Meg e minha irmã Édula, pois minha irmã foi meu braço inseparável quando estive muito mal e não podia nem me levantar da cama, ela era quem me proporcionava o bem estar da limpeza da minha casa, gente eu amei cada minuto desta viagem do começo ao fim. Fazia 24 anos que eu não visitava a minha família que é de origem nordestina, meus tios, primos e tias, nossa muita gente.
- Fiquei deslumbrada com a receptividade dos parentes e das pessoas das cidades onde passei, na verdade o povo de lá vive, os lugares são maravilhosos, eu não imaginava que tudo seria tão lindo, e me fez um bem danado.

Minha irmã Édula fez questão de tirar esta foto, para mostrar como é bom sentir a natureza de perto, fizemos uma surpresa para a família toda, afinal eu estive muito doente e ninguém imaginava que eu voltaria a ve-los novamente, nem eu mesma.


Meu pai se casou novamente, já mora nesta cidade a mais ou menos uns 5 anos, conheci sua nova família, minha madrasta Celeste e meu Irmão Geopson. Durante os 12 dias que estivemos na casa do meu pai, fomos muito bem recepcionadas por eles, não sabiam o que faziam para nos agradar, agora eu entendi porque meu pai foi morar neste paraíso.....eu também quero ir......rs, juro que farei planos para isso acontecer...rs.



Gente o único congestionamento que encontrei foi este....rs


Estivemos aqui em uma cidade chamada Petrolina onde reside mais a família por parte maternal.Da esquerda para a direita o meu motorista tio Zezé, o meu tio Gregório que fazia mais de 30 anos que eu não via,dois gatos não acham!!, depois vem eu e minha irmã Édula, e por último a minha tia Maria do Carmo, que eu tenho que citar é um exemplo de superação, ela também teve câncer de mama, fez o tratamento está ótima, já é vovó, ainda trabalha, só tenho a elogiar esta família. Gente quem tirou a foto foi um primo meu Mauricio, obrigada primo por tudo, bjs a todos da família.

Este é meu pai como já conhecem, e ao fundo a Barragem de Brotas que fica na cidade onde ele mora Afogados da Ingazeira, como perceberam aguá lá não falta....rs, o lugar é lindo!

Esta foto é num lugar chamado Minador, onde mora uma tia irmã do meu pai chamada Julieta, também me recebeu muito bem, almoçamos um banquete, sobremesa de doce de leite, tudo muito natural, acho que não existe coisa melhor do que esta viagem que eu fiz.
Estamos voltando para São Paulo e no caminho passamos neste lugar lindo!
- Meu tio que conhece, e fez questão de nos mostrar, é um lugar de águas medicinais com a temperatura de 48 graus, não da para acreditar né!, vem pessoas de todos os estados para tomar banho nestas águas.
- Gente tenho muitas fotos lindas, a viagem é inesquecível más vou encerrar meu blog com um das fotos que a minha irmã Édula tirou do caminho por onde passamos é um lindo por do Sol, bjs a todos!
Pernambuco - Afogados da Ingazeira - Agosto de 2011.

Câncer mudou minha personalidade


Boa tarde!

- Hoje eu estou postando, porque só consigo escrever o que sinto de verdade!
- O título que eu escolhi tem tudo haver com o que eu tenho para falar, antes de saber que eu estava doente, eu era completamente diferente do que eu sou hoje, eu só tinha na minha cabeça os meus compromissos e responsabilidades, de trabalhar e pagar as contas de casa, monitorar os meus filhos como se isso fosse possível...., imaginem dois adultos, minha filha tem 23 anos e meu filho já tem 27 anos, já estão criados e donos de si. Tenho compreendido agora que não somos donos do destino de ninguém, nem mesmo do nosso próprio, percebo hoje que as coisas vão acontecendo independente da nossa vontade.
- Vejo que hoje compreendo melhor as pessoas, consigo observar detalhes que antes eu parecia estar cega, foi preciso tomar uma rasteira da vida para aprender a dar valor a detalhes que antes eu nunca havia percebido. Temos que viver cada minuto de nossa vida, pois ela é a coisa mais preciosa que temos.
- Gente vocês não tem noção, da minha alegria hoje, já fiz todos os exames, graças a Deus os resultados ultrapassaram as minhas expectativas, eu ainda tinha um nódulo no ovário, que havia sido detectado ao mesmo tempo do câncer de mama, más a prioridade era retirar o mais rápido possível o tumor no ceio, que crescia em uma velocidade avassaladora, más a minha grande surpresa dos resultados dos exames, foi o nódulo do ovário que desapareceu, a explicação que a oncologista me disse é que a quimioterapia destruiu.....nossa!!!!!, eu tinha vontade de sair gritando de alegria, vejam como não podemos desistir de um tratamento destes, temos que levar tudo muito a sério, seguir à risca as recomendações médicas, comparecer a todas as sessões seja de quimio ou rádio, e aprender a suportar, pois podemos nos surpreender com os resultados, não podemos desistir nunca....
- Falo tudo isto porque durante o meu tratamento, principalmente de radio terapia teve pessoas que desistiram, se nós temos a chance de conseguir um tratamento destes, temos que saber dar valor a ele, e ter sempre o pensamento positivo, para que possamos alcançar o resultado.
- Quando fiz a mamografia foi detectado um novo nódulo, pequeno, ainda esta com 0,5 cm, não posso fazer nenhum exame de biopsia agora, pois segundo a minha oncologista pode ser que o resultado não seja correto, ou será um falso positivo, ou um falso negativo, o que ela me encaminhou já foi uma guia para agora no mês de Outubro eu repetir a ultrassonografia e ver se houve alguma alteração, se houver daí veremos qual será o procedimento. O que a oncologista me disse foi "Edna volte a sua vida normal". É o que eu estou fazendo, aprendendo a viver, saber dosar cada segundo da minha vida, irei voltar a trabalhar porque isto me da muito prazer, me faz sentir útil, produtiva, e trabalhar também é a fonte de novos planos e expectativas, estou com 50 anos, más estou aprendendo a viver agora, este mês eu cometi uma ousadia que jamais imaginei fazer, fui incentivada pelo meu tio querido Zéze como o chamamos, para fazer uma surpresa para meu pai em Pernambuco, fui de de carro com o meu tio dirigindo, levei a Meg e convidei uma irmã minha que durante a minha doença foi meu braço direito, minha força para ajudar com a minha casa, me confortar nas horas difíceis, e viajamos deixando nossos filhos, foi a 1ª vez que tive esta coragem, gente eu adorei a viagem, devo isto ao meu tio, se não fosse ele eu jamais teria coragem de dar o 1º passo, vou postar um novo título com esta viagem, contarei alguns detalhes da viagem e colocarei fotos também, bjs a todos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Num dia Bela..., no outro Fera!



- Ontem eu voltei com todos os resultados dos exames na oncologista, passei a semana passada com dor, febre, indisposta, agora já estou melhor, mas foi um dos exames que fez com que eu ficasse mal, como eu mesma disse, mamografia estou com medo!, mas foi necessário, e terei que me acostumar à rotina de exames sempre!
- Gente eu prometi a eu mesma que, não vou mais reclamar de nada, nem ter crises de na hora de colocar uma roupa.....k, nós mulheres só descobrimos que reclamamos demais, quando realmente aparece um motivo verdadeiro, aí percebemos que tudo o que fazíamos era uma tempestade em um copo de agua...
- Eu mudei muito, também qual é a pessoa que tem um câncer de mama malíguino, faz 6 quimioterapias, 30 radio terapias, e continua a mesma!...ninguém!
- Enquanto eu fazia a quimioterapia, eu perdi o paladar, tive enjoo, fiquei com a visão turva, tive dores musculares, caiu todos os pelos do meu corpo (eu parecia um quiabo...de tão lisa), nunca pensei que um dia eu adoraria me sentir a Mulher barbada....k
- Quando os pelos voltam a crescer, nossa!, veio com tudo...graças a Deus. Agora confesso para vocês que a coisa pior que tem é não sentir o paladar, é horrível você não sentir o sabor da comida. Nós só damos valor a alguma coisa, quando perdemos, acho que a maioria das pessoas é assim, somos felizes e não sabemos...
- Gente...imaginem...neste momento que estou digitando!, quantas pessoas estão passando pelo que passei...ou até pior, hoje tenho consciência disso!
- Ser Feliz..é;
- Viver mais um dia;
- Sentir o sabor do que você está comendo, ou bebendo;
- Poder vestir aquela roupa velha e desbotada...k, até porque você sabe que entra no jeans;
- Estar com o seu bichinho de estimação, e dar atenção a ele..porque um dia você pode ter só ele como sua companhia;
- Não recusar convites para sair, até porque um dia você vai desejar e não conseguirá, porque vai estar doente;
- Estar com as pessoas que tanto amamos;
- Vocês não tem noção,  que podemos ser felizes com coisas tão simples, elas estão na nossa frente e por causa da correria do dia a dia, não conseguimos enxergar!
- Precisamos mudar nossos hábitos de vida, buscar mais qualidade de vida, ou melhor saber o que é qualidade de vida...deveria ter uma matéria na escola para nos ensinar,desde pequenos.Somos tão condicionados em ter uma vida social relevante monetariamente, que esquecemos de viver uma vida simples, regrada a felicidade....
- Felicidade anda junto com a gente o tempo todo, nós só não damos conta nem o valor às coisas simples.
- Gente olha o tamanho do meu cabelo, nunca mais vou reclamar de lavar, fazer chapinha, ou mesmo de me achar feia, senti tanta falta dele, para esfregar e usar shampoo, me depilar...k
- Prestem atenção em tudo isso que eu falei, porque um dia de repente sofremos uma metamorfose e daí é que vamos, dar valor a coisas que antes reclamávamos.
- Gente estou ainda,me sentindo cansada, até outra hora, bjs mil.